terça-feira, maio 24, 2005

Vómito

Não sei se é verídico ou não - não me recordo deste outdoor de Durão -, mas admito que sim.
Vejam bem:
Image hosted by Photobucket.com
("roubado" ao JUMENTO que, estou certo, não se importará muito...)

Pois, ontem, o sucessor e colaborador de Durão Barroso, Marques Mendes, mandou uma funcionária, de nome Dulce, comentar o relatório Constâncio.
Parece que o dr. Marques Mendes e o PSD não estão no poder há décadas...
...Tanta falta de vergonha e ética enojam.
Por razões de higiene mental e visual, não ouvi os prós e contras na RTP1. Continuo sem paciência alguma para ver as mãos, os trejeitos e outros malabarismos que tais, da "jornalista".
Mas parece-me ter avistado o nosso "bagãozinho". Terá explicado as razões que o lavaram a omitir uma série de encargos no seu orçamento?
Suspeito que não.
Se o Estado fosse uma entidade de bem, o comportamento de Bagão e não só seria passível de procedimento e responsabilização criminal.
O OE/2005 não passa de uma fraude de todo o tamanho. Ainda por cima consciente.
Mas a responsabilidade disto tudo, que não restem dúvidas, "mora" em exclusivo no Palácio de Belém. Continuo sem saber o que de mal terei/teremos feito ao dr. Jorge Sampaio. Mas, claro, o que importa agora é o Tratado Europeu, vulgo constituição, cujo referendo em Portugal continua em banho-maria...
Não tem mal nenhum. São, mesmo, só 6,83%
O CDS/PP de Portas e Bagão não comentam. O PPD/PSD de Marques Mendes manda a certamente respeitável mas desconhecida D. Dulce. O País não merece tantos insultos...
PS: E ninguém vai preso, pois não?

segunda-feira, maio 23, 2005

Dia D

São só 6,83%.
SEIS VÍRGULA OITENTA E TRÊS POR CENTO.
Alguém me esclarece em que escola estudou o dr. Bagão Félix?

O seu a seu dono

1 - O Benfica é campeão. Ao fim de 11 anos, e perante o panorama da I Liga, não me custa nada reconhecer e parabenizar o clube. Infelizmente, o título foi conseguido mais por demérito alheio que por mérito próprio. Direi, a propósito, que este campeonato foi uma decepção. Mas, o seu o seu dono. O título está entregue e aqui ficam os meus parabéns aos benfiquistas que conheço: NLR, Mik, Paulo, Tiago, IT e outros que, eventualmente, terei esquecido.
Fica aqui esclarecido que Vieira e Veiga são dois elementos transitórios no clube. E convirá não esquecer um antecessor...
2 - Couceiro abandonou o FCP. Fez bem, embora tardiamente. Deveria ter compreendido, há mais tempo, que lhe faltava qualquer coisa para treinar um clube e uma equipa com um passado recente como o FCP. Chegado aqui, continuo sem compreender a razão que levou a SAD a despedir Fernandez...
3 - Peseiro chegou ao inferno...
4 - Finalmente, os festejos. O que e passou na baixa do Porto foi lamentável e só reforçou a minha convicção. As claques, sejam elas quais forem e vindas de onde vierem deverão ser banidas. Representam (quase) tudo o que de mau gira em torno do futebol.
Mas também não vi o Barcelona a festejar o título nas Cibelles ou o Real nas Ramblas...
E pronto...
...Mais logo, é o dia D. De défice...

sexta-feira, maio 20, 2005

Falsas virgens

Image hosted by Photobucket.com
Anda para aí um intenso ruído de fundo entre a rapaziada da GNR. Tudo porque, no meio do julgamento de uma catrefa de agentes da Brigada de Trânsito da dita, um inspector da Polícia Judiciária disse, preto no branco, que a aceitação de prendas a troco de favores é prática antiga e transversal. E que, assim sendo, dificilmente não seria, será do conhecimento das hierarquias da própria corporação.
Admito que o inspector da PJ tenha sido imprudente. Principalmente tendo em conta que o processo em questão é acompanhado ao pormenor pela Imprensa. È assunto de interesse público. Que não haja dúvidas…
Aceito a reacção corporativa dos agentes da GNR. Porque, não devemos confundir a nuvem por Juno. Nem generalizar rótulos ou epítetos. Nem todos os agentes da BT da GNR são corruptos. Não sei se a maioria o será. Mas que há muitos, isso há.
Por isso, anuncio desde já que conheço três exemplos que envolveram três amigos meus e um amigo de um familiar.
1 - Comecemos por este. Trata-se de um homem rico de Viana do Castelo, proprietário de várias empresas no distrito, infelizmente já falecido. Conheci-o mal, mas sempre lhe achei graça. Era um simplório (no bom sentido) que, por dá cá aquela palha, pagava jantares com Barca Velha apenas pelo prazer da companhia.
Possuía vários camiões. Que nem sempre estavam em condições de circular; nem sempre os motoristas respeitavam os limites de carga, velocidade ou horários. Um dia, o dito empresário comprou uns camiões novos. Um deles foi apanhado em excesso de velocidade e com excesso de carga. Foi multado. Quando o “chefe” da BT soube do caso, sabem o que aconteceu? Simples os agentes cotizaram-se a pagaram a multa do seu próprio bolso. Depois foram falar com o empresário e tudo ficou em casa.
2 – Anos atrás, um amigo e familiar foi colocado em Viana do Castelo. Um dia recebeu em casa uma multa por ter passado um sinal vermelho na sede do distrito. Nada de especial. Mas o cadastro não era o melhor. Arriscava-se a ficar sem carta por vários meses. Lembrou-se do empresário. Falou com ele. Não pagou a multa e, ainda hoje, está à espera que lhe cassem a carta.
3 – Um amigo é apanhado a 190 e mais uns pozinhos na A1. É mandado parar e sopra ao balão. 2,tal. Não tem os documentos em ordem. A BT sugere-lhe que um dos passageiros, um eventualmente sóbrio, conduza o carro até à estação de serviço mais próxima. Leiria. Assim foi. Durante a deslocação, o visado telefona a um amigo a BT residente aqui no Norte. Chegados à área de serviço, o assunto já estava tratado. Foi multado por não ter na sua posse a carta verde, embora tivesse pago o seguro. Prosseguiu viagem até ao Porto e ao volante.
Mais alguma coisa?
Nota de rodapé e para alguns (poucos) interessados na matéria: a foto foi colhida por uma brigada de trânsito alemã. O carro em causa é um BMW M3 que, graças ao trabalho da Hartge, um "mágico" da mecânica BMW, retirou o limitador de velocidade (250 Km/h) acordado entre as três grandes marcas alemãs, com excepção da Porsche, é claro. A mimica gestual nada tem a ver com a mecânica... Sempre são 285 à hora... E matam-se menos que em Portugal...

quinta-feira, maio 19, 2005

Ricardo dedica-se à restauração

O Ricardo vai ser considerado o melhor cozinheiro do Mundo!
Pois é, com 1 frango consegue dar de comer a 6 milhões
e com 3 frangos conseguiu dar de comer à Rússia inteirinha!

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

quarta-feira, maio 18, 2005

Não batam mais no ceguinho

É verdade que se trata de um jogador mediano com desempenhos abaixo dos 50%.
Image hosted by Photobucket.com
Mas Scolari gosta muito dele. Como também gosta de Figo...
Adeus lagartada.
Para o ano, talvez haja mais.
Taça, Liga e UEFA...
...Estas duas numa única semana.
É obra!

Défice e corrupção

Esclarecimento prévio: não sou especialista em matéria de finanças do Estado, não me auto-intitulo como tal nem as cadeias televisivas me convidam a falar deste ou de outro tema qualquer...
...E ainda bem. Porque, tendo escutado, esta madrugada na RTP-N, as perguntas, os comentários, as risadas e observado os gestos e toda a encenação da "doutora" Fátima (será Campos Ferreira? Matos Lima? Rocha?) sou levado a crer que sou natural e habito (para infelicidade minha e de outros que tais) um país do "faz-de-conta".
Adiante. (Não haverá vergonha na estação pública?)
Tratemos do défice.
Tudo indica que sou possuidor de dotes mediúnicos. Aqui, ao que julgo, mas poderá ter sido noutro local (tortoedireito?) previ que o défice das contas públicas para este ano seria superior a 6%. As contas não eram difíceis de fazer. Bastava verificar os pressupostos que presidiram à elaboração do OE para 2005. Petróleo a 30 dólares e um crescimento da zona euro estimado em 2,4%. (Ainda hoje, meus caros, estou para saber que mal teremos feito ao dr. Sampaio para ele ter insistido nesta repugnante novela orçamental...)
Hoje, aqui e agora, suspeito que o défice para este ano não andará muito longe dos 6,5%. E, para espanto meu, os grandes contribuintes para este descalabro são os hospitais sa (grande negócio do PSD), os calotes das seguradoras (já se sabia...), as fugas e fraudes ao fisco e segurança social e... as próprias despesas do Estado.
Retornemos ao défice. Pois, meus caros, convirá aqui dividir o assunto em duas fases. Pré e pós-Cavaco. Antes deste, havia défices e fortes. Só que não havia "euro" nem PEC.
Verdadeiramente, o pai do défice foi Cavaco Silva. Ao longo de oito anos, o PSD, não o PPD, revolucionou o país. Modernizou-o. O Estado investiu fortemente, gerou um clima de confiança, proporcionou subsídios à tripa-forra e criou um ambiente de optimismo.
Claro, a economia mundial também ajudou. Tudo corria de feição. Foi um Éden...
...Depois veio Guterres. Foi o que se viu. Com Pina Moura, as finanças públicas atingiram o zénite.
Veio Durão, Portas e Ferreira Leite. "Aqui d'el rei" - sou republicano, daí a minúscula - "valha-nos Deus, que herança!". Défice real apurado e reconhecido por Bruxelas: 4,2%. (Recordo que quando o PSD de Cavaco saiu do Governo, o défice rondava os 7%, segundo números do INE)
Veio a tanga de Durão e Ferreira Leite. Nunca assumida por Portas e Bagão.
Vem-se a saber que Ferreira Leite conteve, mas NÃO REDUZIU a despesa.
Com Santana, Portas e Bagão - sempre falaram verdade, não? - surgiu a bonança. Resultado?
Veja-se: as SCUTS passariam a ter portagens, mas tantas e tantas eram as isenções que ninguém, com excepção dos turistas, as pagariam; os orçamentos da Saúde e Segurança Social, fariam corar de vergonha um merceeiro; a Administração Intena, a Defesa e a Justiça - a presença de Celeste Cardona num cargo público, mesmo que na CGD, é um insulto aos contribuintes - não têm dinheiro para pagar as despesas correntes; a Cultura da dra. Bustorff da Fundação Espírito Santo (onde é que já ouvi este nome?) é um nojo e a Educação daquela senhora que "dispensava ir ao Parlamento" é o que se sabe: há dez mil professores em casa a receber ordenado por inteiro e não têm alunos? Não faz mal, nós pagamos...
Que se saiba, o PSD esteve neste governo. Era o herniático santana primeiro-ministro? Era o dr. Portas e o CDS o número 2?
Não tem mal, nós pagamos. E aproveitamos para esquecer que Marques Mendes e Ribeiro e Castro nada têm a ver com o assunto.
PS: Bagão continua a ler a biografia de Ratzinger; Álvaro Barreto regressou à sua empresa, que aliás favoreceu; Telmo Correia tirou o "cavalinho da chuva" e faz de conta que não assinou despacho algum; Nobre Guedes continua a meter nojo; Fernando Negrão é candidato autárquico; Portas tentou vender uma fundação a Rumsfeld e vai para os EUA enquanto "chula" o ordenado no Parlamento; Santana vai dar aulas (onde?em que discoteca?) nos intervalos da advocacia (nem a contestação a uma coima deve saber tratar) e vai cuidar de negócios internacionais (aposta: BPN? BCP ou BPN?)
Os restantes, colam-se a Cavaco...
...E assim vai o défice.
Não tem mal algum, nós pagamos.
Parece que o Abel Pinheiro do Autódromo de dona Pires da Silva não paga nada a ninguém. Claro, com os amigos que tem...

segunda-feira, maio 16, 2005

Inimputabilidade

Image hosted by Photobucket.com
Hermínio Martinho, engenheiro agrónomo, foi durante meses e meses a cara de um projecto pessoal político que tinha, como símbolo, Ramalho Eanes, na altura Presidente da República.
É verdade que, na altura, corria nos mentideros políticos que o ideólogo daquela salgalhada ideológica era, nem mais nem menos, Manuela Ramalho Eanes.
O PRD teve vida efémera mas, apesar de todos os equívocos, logrou enganar o eleitorado e eleger, à custa do PS, um respeitável (apenas no número) grupo parlamentar.
O único facto digno de registo que reconheço relacionado com o PRD foi a apresentação de uma moção de censura - cujas razões estonianas ainda estão por descobrir, bem como o papel de um "homem bom", como Fernando Amaral, do PSD - ao primeiro governo de Cavaco Silva que, para espanto de muitos e muitos, colheu o apoio do PS de Constâncio.
Soares, já PR, decidiu matar dois coelhos de uma cajadada. Convocou eleições intercalares. Para arrumar a sua casa de sempre, liquidar Constâncio e exterminar, de vez, todos os resquícios do "eanismo". Rejeitou uma solução parlamentar sólida, formada pelo PS/PRD e PCP e "deu" a primeira maioria absoluta ao PSD de Cavaco Silva.
(Imagine-se este cenário idílico. O PS, minoritário mas por pouco, face aos apetites vorazes do Conselho da Revolução/PRD com o PCP de Cunhal. Continuo sem saber, até hoje, que vírus terá infectado o cérebro da cúpula socialista que a levou a imaginar que Soares acederia a tal propósito...)
Depois disto, Hermínio Martinho mudou de campo e foi candidato pelo PSD à Câmara de Santarém. Perdeu, mas o PSD arranjou-lhe um emprego condigno.
Nomeou-o presidente da administração da Companhia das Lezírias. E foi nessa qualidade que Martinho fez o negócio da Herdade da Vargem com o Grupo Espírito Santo.
O negócio, no entender do Tribunal de Contas, foi "LESIVO PARA O INTERESSE DO ESTADO".
Ora isto, para bom entendor, significa uma de duas coisas. Ou o eng.º Martinho é incompetente e, perante isso, não poderia ter (nunca) ocupado o cargo ou, então, todo o processo não passou de uma negociata com contornos particularmente mal-cheirosos.
Até hoje, nunca nada nem ninguém investigou o eng.º Martinho, as suas vacas particulares ou os negócios que assinou em nome da Companhia das Lezírias.
São os inimputáveis da economia-política-lusa.
PS: Já me esquecia que Martinho foi vice-presidente da AR. Mas também houve tantos, e alguns tão ou mais incompetentes, que a falta de memória não surpreende...

quarta-feira, maio 11, 2005

O tráfico segundo a nobreza do pinheiro e do santo espírito

Se há ilícitos que merecem ser investigados e rigorosamente punidos, o tráfico de influências é um deles. Talvez o primeiro…
Como todos, talvez mais que todos, dado o acesso privilegiado à má-língua política, tive conhecimento de histórias do arco-da-velha.
Uma delas data do tempo do Bloco Central. Um ministro queixou-se publicamente do seu secretário de Estado porque, dois meses depois da posse, descobriu que este cobrava aos empreiteiros 10% de todas as obras, fossem elas de construção ou recuperação, relacionadas com o parque escolar. Recordo que, nesse tempo, todos os estabelecimentos de ensino eram tutelados pelo Estado.
Tudo isto para dizer que sempre estranhei a leveza com que Nobre Guedes “abandonou” a sua profissão para perder dinheiro numa carreira política, mesmo que ao nível ministerial.
Estranhei a sua sanha persecutória contra as construções na Serra da Arrábida, principalmente porque envolvendo uma casa pertença de um familiar de José Magalhães, então deputado do PS.
Veio depois a saber-se que (todo) o processo da casinha de Nobre Guedes na Arrábida estava e está eivado de ilegalidades, mentiras e cunhas. Falta saber se terá havido, ou não, subornos.
Agora, parece que o “justiceiro” ambientalista Nobre Guedes vai ter de explicar algumas coisas. Relacionadas com o património da Companhia das Lezírias e o Grupo Espírito Santo. Uns sobreiritos cortados, mais umas casinhas em Reserva Ecológica, e eis que Nobre Guedes e Abel Pinheiro, filho de Fernanda Pires da Silva, a senhora que conseguiu “vender” o Autódromo do Estoril ao Estado para não pagar as dívidas fiscais acumuladas ao longo de vinte anos, são arguidos e, este último, está em liberdade sob caução.
No meio deste negócio de amigos, Estado, CDS-PP e Grupo Espírito Santo, fiquei sem saber o nome dos elementos deste último “Estado” envolvidos no caso.
Para conhecer tudo isto, falta saber o envolvimento de Telmo Correia no caso.
Porque, quanto às manobras do ex-eanista, depois PSD, hoje será o quê ?, chamado Hermínio Martinho, ainda nada se sabe.
A única coisa que consta do seu brilhante currículo, é que foi o testa-de-ferro do PRD enquanto Eanes estava em Belém e à frente da Companhia das Lezírias assinou com o Grupo Espírito Santo um negócio “lesivo para o Estado”. Tribunal de Contas dixit.
Não foi preso nem, sequer, incomodado.
Já agora: continuam a achar que a magistratura não tem uma agenda política?
É que o caso da Portucale-Companhia das Lezírias tem anos e anos…
Claro que a quatro dias de eleições, a urgência do despacho avivou o cheiro a esturro.
É mais ou menos como Daniel Sanches e um negociozito de 400 e tal milhões de euros adjudicados à empresa de que ERA e É funcionário.
Pouco acredito na Justiça. Quando vir alguém condenado a pena de prisão efectiva por tráfico de influências pode ser que mude de opinião.
PS: querem apostar que, neste caso, o segredo de justiça vai ser respeitado até ao fim? E que nada mais se saberá?

terça-feira, maio 10, 2005

Desculpem lá

Nada tenho para dizer. Ou glosar. Fica para a próxima, sim?

domingo, maio 08, 2005

Só (mesmo) para especialistas

Image hosted by Photobucket.com
Mais ou menos por esta altura, mas nos idos de setenta, no Autódromo de Lourenço Marques, meteram-me ao volante de uma coisa destas.
Completei, seguramente, dúzia e meia de voltas ao circuito. Até que, e esta é mesmo para especialistas, a Getrag reconheceu a minha inexperiência e "rebentou-me" o punho direito.
O carro em questão veio "desviado" para cá. Alguém saberá dele?
Era um BMW 2002 Schnitzer genuíno...

Parabéns ao Abrupto

Parabéns ao Abrupto de José Pacheco Pereira.
Saudação com um atraso justificado por impossibilidade técnica de aceder à blogosfera.

quarta-feira, maio 04, 2005

Já me esquecia

Ao contrário de alguns boatos que por aí correm, a "cantina" do Campo Alegre, nome pelo qual é conhecida a Cervejaria Galiza, está bem e recomenda-se.
A cerveja é única. Os preços, talvez, exagerados.
Ms continuo a ser atendido como um rei.
Que posso pedir mais?

Haverá justiça?

Há muitos anos, tive um carro idêntico a este. Apenas mais original...
Agora, andam-nos a vender por mais de 40 mil euros.
Haverá justiça?
Image hosted by Photobucket.com

Votos

O meu parceiro do tortoedireito despediu-se ontem do blog que criou e acabei por herdar, por falta de comparência do adversário.
O texto é sentido. Aliás, como habitualmente.
Mas acabei envergonhado e emocionado. O que se revela incómodo. Pela sensação de perda.
Principalmente quando a despedida veio da Catalunha.
Um grande futuro para vocês... é o voto deste que se assina.
ja

Se...

Se tivesse sido à primeira agradecia aos deuses.
Se não for à segunda ou terceira, cá ficaremos até ao fim...
PS: Não estou a falar do Totoloto ou do Euromilhões. Se assim fosse, já estava multimilionário. Nem da idiótica ode poética de Rudyard Kipling...

segunda-feira, maio 02, 2005

Onanismo político

Quanto custará aos cofres do erário público portuense trazer, montar e desmontar este estendal todo na Boavista? Tudo para satisfação de um capricho do dr. Rio. Onde anda a consciência crítica dos tripeiros?
Image hosted by Photobucket.com
Image hosted by Photobucket.com

Se tudo correr bem...

...Hoje irei jantar numa casa emblemática. Que, segundo recente "boca", via SMS, parece estar à beira do fim.
Estou certo que obterei informações credíveis.
Depois contarei como foi...
Não estou certo, mas julgo que só respeitava dois feriados. O Natal e o 1.º de Maio. Mas parece ter encerrado na véspera...

Santa inocência

Imaginava eu - santa inocência - que Jaime Pacheco teria abandonado o Boavista "empurrado" pela falta de resultados.
Na realidade, Pacheco apenas pôs o lugar à disposição e, no imediato, a administração da SAD aceitou o pedido.
A verdade, acabo de saber, é que Pacheco tem cinco meses de salários em atraso e há jogadores a berrar pelos últimos quatro.
Claro, está-se mesmo a ver a justificação. A culpa é da Assembleia Municipal do Porto que teve dúvidas em aprovar mais uns quantos arranha-céus junto ao Bessa.
A zona mais parece o Barreiro. Mas quem teve a culpa daquilo tudo foram os compradores. Grandes casas, muitos duplexes e triplexes prontinhos a serem habitados por todos os beneficiários do rendimento de inserção e que, quanto a IRS ou IRC, nada...
João Loureiro bem pode começar a cobrar os favores e os financiamentos concedidos ao dr. Rio.

Parabéns

Ele foi o "impreparado", sem currículo. Depois, foi, é e será o "arrogante" e o "mal formado".
Claro que o seu currículo profissional fica a dever-se aos efeitos do "apito dourado" que, como se sabe, é um processo desencadeado por algumas conivências estranhas, que envolvem elementos do futebol pouco dados a pagar dívidas fiscais e pessoais.
Pouco importa.
Saiu para Inglaterra e nesta primeira época como "internacional" já conta com dois títulos. Se, como treinador chegar à final da Liga dos Campeões, bem pode o senhor Scolari dizer que tem um passado brilhante. O que, no caso do Brasil, só comporta uma dificuladade. Escolher, num universo de três ou quatro mil jogadores, os que, de entre os que acual na Europa, poderão colmatar as faltas. Depois será só dizer: "Joguem à bola, está bem?"
Por cá, temos Scolari, Trapatoni e outros que tais.
Parabéns!
Image hosted by Photobucket.com

domingo, maio 01, 2005

O riozinho da Boavista

Passei ontem pela Avenida da Boavista. Onde, sendo sábado e ao final da tarde, comprovei a existência de operários a trabalhar numa obra municipal.
Admiti que tivesse ocorrido uma ruptura numa conduta de água, uma grave avaria no abastecimento de electricidade ou gás. Algo que perturbasse a vida ou segurança dos portuenses.
Mas não.
Comprovadamente, verifiquei que se tratavam dos preparativos para as corridas de automóveis clássicos que o dr. Rui Rio tanto gosta.
Vamos, pois, ao que interessa.
O dr. Rio, que somente graças à cumplicidade devidamente remunerada do seu amigo comunista (?), o engenheiro Sá, achou que o final do mandato deveria ficar marcado por algo de grandioso.
Nem que o grandioso fosse uma asneira que todos iremos pagar. Não se esqueçam que estamos a falar de um indefectível defensor e apoiante de Santana Lopes. Foi seu vice, lembram-se?
Pois o dr. Rio gosta de automóveis antigos. Fica-lhe bem.
Aconselhado (?) por um seu vereador, foi ao Autódromo do Estoril no ano passado, ver umas corridas de clássicos que, graças a todas as manobras do PSD, via ACP e não só, caíram no regaço de um tal de Francisco, dito "cambalhotas", Santos, filho do famigerado e eventualmente saudoso, Alves dos Santos.
Pois que o Xico "cambalhotas", após o 25 de Abril, pirou-se para o Brasil. Fez muito bem, até porque deixou muita gente a "berrar"...
O Xico, bom moço, como todos os portugueses que se prezam, achou-se muito amigo do Ayrton Senna. E, para glorificar os feitos do herói brasileiro, não tarda em ser luso-brasileiro, fundou a Talento que, entre outros eventos, editava e edita um anuário ranhoso amplamente publicitado pelo ACP, Automóvel Clube de Portugal.
O dr. Rio achava e acha que o Porto não lhe reconhece o seu valor. Assim, para memória futura, comprou a proposta do Xico.
[No ano passado, o fim-de-semana dos clássicos no Estoril não vendeu - sou testemunha - cinco mil bilhetes. Alguém ficou novamente a berrar...]
O Xico vendeu bem. Nada mais que o regresso da Fórmula 1 ao Circuito da Boavista.
Rio comprou o pacote todo. Portanto há que fazer obras. Mas o melhor está aí.
A Fórmula 1, mesmo clássica, exige estruturas. Por isso, e até ver, tudo não passa de um pacote de boas intenções. No calendário internacional, da responsabilidade da FIA, nada consta. No calendário nacional, que poderá ser consultado no site da FPAK, consta uma "prova nacional com participação estrangeira autorizada" e, acima de tudo, pendente da CERTIFICAÇÃO DO TRAÇADO.
O dr. Rio e o amigo Xico entendem que isto são pró-formas. A verdade é que o ACP do Carlos Barbosa já contratou chefes de posto - para quem não sabe são os mandantes dos comissários de pista por 1500 euros pelo fim-de-semana. Ora cada posto costuma ter cinco comissários. Todos devidamente pagos, já que estão certificados. Depois há que contar com a pista. Asfalto, rails duplos, boxes, parque fechado, paddock para os camiões e tudo o mais.
Finalmente, porque a prova não conta para nada, há que trazer os concorrentes. Pagos, é claro. Deslocação do camião, mecânicos, acompanhantes e tudo o mais. [Estarão cá, mas no Estoril e para o campeonato, em Outubro.]
Estão previstas duas bancadas. Naturalmente VIP. Os espectadores, se ou houver, serão de borla.
Quanto custará isto tudo?
Ninguém sabe e poucos parecem estar interessados. Arrisco dizer que serão vários milhões (de contos). E quando os proprietários das casinhas da avenida quiserem meter os Bentley na garagem? Lá estarão os funcionários do eng.º Sá para desaparafusar e repor os rails, não?
Ou será que a autarquia lhes ofereceu já um fim-de-semana, despesas de viagem incluídas, na Herdade do Esporão?
Quem paga isto tudo?
O dr. Rio não passa de um facínora. Nem mais, nem menos. O que ele + o arquitecto Figueiredo + o Paulo Morais + o Albuquerque da Esso + Rui Sá fizeram à cidade do Porto merece cadeia.
Por muito que queiram denegrir, possivelmente com razão, tenho saudades de Gomes e Cardoso.
Espero, porém, que Rio volte a ser presidente. Em minoria. Para que possa explicar aos portuenses o custo da sua imbecilidade e arrogância e a conivência de Rui Sá.
Convirá que sua excelência não se esqueça que nos próximos quatro anos vai perder audiência e importância. [Para um mentecapto desta estirpe será difícil...]
PS: alguém acha que as antigas estrelas da F1 virão ao Porto com oferta da viagem e alojamento? Brabham vive na Austrália, só para dar um exemplo.
Esclareço que nesse fim-de-semana estarei fora. Mas irei ao Estoril, pelo terceiro ano consecutivo, lá para os idos de Outubro.