sexta-feira, setembro 23, 2005

A não perder

Uma consulta ao http://corporacoes.blogspot.com/
Outra ao site da Ordem dos Advogados, «Geleria dos Horrores»
Finalmente, ao http://jumento.blogdrive.com/
que descobriu a primeira (será?) reforma do dr. Santana Lopes. Más línguas, estou certo, dizem-me que o moço ainda não abandonou a residência oficial da Câmara Municipal de Lisboa. Nem o Audi A8...

Até já

Para estes, de quem me despeço hoje
Image hosted by Photobucket.com
Para o resto, até domingo, já Outono. Vou/vamos para aqui
Image hosted by Photobucket.com

quinta-feira, setembro 22, 2005

Estou apavorado...

...Depois da ameaça proferida por Elisabete Correia, esposa de um militar revoltado contra a perda dos "direitos adquiridos", ando apavorado.
A "senhora" diz que as "esposas" dos militares - não explicita se serão as primeiras, as segundas, as terceiras, as amásias ou simplesmente as "amigas das terças-feiras ao final da tarde" - decidiu ameaçar-me.
Decidi consultar um jurisconsulto para saber se devo processar a dita "senhora"...
...Não falo aqui de Fátima Felgueiras e do seu regresso triunfal - "cagou-se" na magistratura durante dois anos e meio, chegou cá e "mijou-lhe" em cima - e é aplaudida pelos felgueirenses.
Claro que a douta magistratura não tem nenhuma agenda político-partidária. Claro que não. Mas aposto que o acórdão da Relação de Lisboa sobre a não pronúncia de Paulo Pedroso em relação à Casa Pia vai sair antes de 9 de Outubro.
Felgueiras andou foragida. Discute-se, ainda, se continuou a ser presidente da Câmara de Felgueiras no Brasil. Não se sabe se perdeu ou não o mandato. O que se sabe é que continuou a ser paga pelo Estado fruto de uma duvidosa reforma conseguida à custa da docência...
Haja Deus.
Isto mais parece um país do faz-de-conta!

quarta-feira, setembro 21, 2005

Dos jornais

"O recurso de Avelino Ferreira Torres do acórdão que o condenou a três de anos de prisão, suspensos por quatro anos, e à perda de mandato de presidente da Câmara de Marco de Canaveses vai ser redistribuído no Tribunal da Relação do Porto. A juíza-relatora, desembargadora Brízida Martins, foi transferida para a Relação de Coimbra e não concluiu a redacção do projecto de acórdão em relação ao veredicto proferido pelo Tribunal de Marco de Canaveses, em Junho de 2004, isto é, há 16 meses. Há 9 meses que o Ministério Público juntou aos autos o seu parecer que reclama o agravamento da pena para cinco anos e a inerente anulação da pena suspensa. Na fase de inquérito, um outro recurso de Ferreira Torres também esteve parado um ano nas mãos na Relação do Porto. E foi decidido num mês, após o Concelho Superior da Magistratura e a presidência do Tribunal da Relação do Porto determinarem a redistribuição do recurso a outro desembargador."

Cerca de 40 docentes do Ensino Superior dão aulas em quatro instituições, trezentos em três escolas. Mas as acumulações não se ficam por aqui: seis repartem o seu tempo lectivo por cinco escolas. Ainda assim, o recorde do tempo lectivo é batido por um docente que dá aulas em seis instituições, o que, segundo a legislação em vigor, indicia excessivos tempos lectivos. Este docente dá aulas em regime de tempo integral na Universidade Lusófona, acumula com a categoria de professor associado nas universidades Autónoma, Lusíada e ainda dá aulas na Atlântica e no ISLA – para além de leccionar nos Pupilos do Exército.
“Acho que este senhor é uma pessoa com capacidade excepcionais”, sublinha Jorge Carvalhal, presidente da Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado.

terça-feira, setembro 20, 2005

Função Pública no seu melhor

Para trocar uma simples lâmpada, vejam bem quantos meliantes aqui andam. Todos eles, sem excepção, não aceitam ver reduzidos ou alterados os seus "direitos adquiridos". Principalmente as nossas diligentes Forças Armadas...
Oito gajos em terra e outro na plataforma...
Image hosted by Photobucket.com
PS: O camião é da Força Aérea...

quinta-feira, setembro 15, 2005

Quase certo...

...que hoje à tarde me piro.
Há que meter gasolina na Galiza, buscar roupa abandonada em Moledo, chatear a rapaziada na esplanada, jantar como um leão e... regressar no sábado por razões estratégico-tácticas.
Depois, se tudo correr como o previsto, atravessamos o Atlântico. Coisa que nunca fiz. O Índico fica para mais tarde...
...Lá para Janeiro.
Hasta la vista...

Sem mais

http://corporacoes.blogspot.com/

terça-feira, setembro 13, 2005

Exemplos da "privada"

Vejam bem se na Autoeuropa há "direitos adquiridos", progressões automáticas nas carreiras e outras coisas que tais.
Assim virá o Eos...
Image hosted by Photobucket.com
...e se tudo correr bem, o Marrakesh!

Em nome de...

...Inexplicáveis mordomias.
...Injustificáveis regalias.
...Um bolorento espírito meramente corporativo.
...Privilégios obscenos,
Os funcionários judiciais, os magistrados, os militares, os professores e os funcionários públicos vão iniciar a "saison" dos protestos.
Esquecem-se apenas, estes animais, que beneficiam, entre outros "direitos adquiridos", de algo cujo comum dos mortais e contribuintes líquidos desconhecem: um emprego para a vida. Com progressão automática na carreira. Sejam competentes, corruptos, santos ou escroques. É para a vida inteira.
Experimentem ir a um serviço público e vejam como são atendidos.
Não que tenha razão de queixa. Também não ponho os pés nas Finanças. Mas, da última vez que fui convocado para me apresentar num serviço do Estado, FUI ATENDIDO POR UM DIGNO E EDUCADO FUNCIONÁRIO DA SECURITAS. Julgo não ser funcionário público... (Aliás, a convocatória explicitava isso mesmo...)
E são aqueles animais que agora se manifestam contra a eventual perda dos "direitos adquiridos".
Neste campo, e na minha qualidade de ex-militar não voluntário (quatro aninhos reais) continuo sem saber para que serve a nossa tropa. Para mandar uns bons rapazes, voluntários e profissionais altamente remunerados para a Bósnia, Afeganistao e/ou Timor Leste?
Posso garantir que se a corporação castrense caísse sob a alçada de alguns empresários, seguramente os efectivos seriam reduzidos em metade. Tantas regiões militares, tantos generais, tantos tachos. Tantos quartéis, tantos tachos em tudo quanto é sítio...
Para quê?
Manifestem-se à vontade.
Pela minha parte, resta-me mandá-los à bardamerda! E "mamar" noutra teta que não a dos meus impostos...

segunda-feira, setembro 12, 2005

Flushing Meadows

Agassi, sempre. Pela alegria, entrega e "garra".
Image hosted by Photobucket.com
Foi uma despedida digna. Até sempre...
Elena...
Image hosted by Photobucket.com
Valha-nos Deus!
Não é Maria, mas...

domingo, setembro 11, 2005

Number one

Image hosted by Photobucket.com
Pois...

Basta de parvoíces...

Uma mentira, se repetida até à exaustão, transfoma-se numa verdade.
A ser assim, o grupo económico espanhol Prisa é propriedade do PSOE de Zapatero. E, sendo assim, primo direito do PS de Sócrates.
Parece que, numa operação financeira sem irregularidades detectadas, a Prisa comprou parte da TVI/Media Capital de Paes do Amaral. Não li nem ouvi nada que sugerisse a ilicitude da operação.
Qualquer um dos participantes no negócio está cotado em bolsa.
Para o PSD do pequeno líder (Marques Mendes) e para o CDS-PP do residual Ribeiro e Castro, o problema reside na possível orientação política do grupo espanhol.
A ser verdade, continuo sem perceber por que razão o PSD de Marques Mendes, Loureiro e outros que tais, não comprou indirectamente e através de um grupo português - o problema também envolve uma questão de nacionalidade - a estação mais lusa, a mesma que emite programas de elevada qualidade e interesse público, tais como o "fiel ou infiel", a " quinta das celebridades" e outros que tais.
No meio disto tudo, aguardo placidamente que o administrador-beato João (?) Van Zeller se pronuncie sobre os conteúdos da estação televisiva que agora, e fruto da Prisa, se poderá abastardar.
PS: desde quando a TVI ou a SIC são património nacional? A licença e o sinal radioeléctrico talvez? Chega de ridicularias deste calibre...

sexta-feira, setembro 09, 2005

♫Katrina, Katrina, Katrina♫

Image hosted by Photobucket.com
São só más línguas, diz o Pacheco Pereira...
Os quadradinhos representam notas musicais que, vá lá saber-se, não consigo inserir no blog.

quinta-feira, setembro 08, 2005

A notícia do dia

Grande país, este Portugal de 2005, cuja notícia do dia é a implosão das duas torres de Tróia.
Image hosted by Photobucket.com
Três centenas de convidados vip, Sócrates incluído.
Só não sei se os morcegos, tão diligentemente protegidos pelos ambientalistas, terão conseguido entrar na tribuna reservada aos mais altos dignitários.

Fora com a PT

Anteontem, pela hora de jantar, apareceram-me à porta de casa dois ganapos da PT.
Objectivo: vender mais qualquer coisinha do grupo.
Eu que, fruto das circunstâncias, isto é, alternativas, continuo a patrocinar os "hortas e costas" deste país.
Perante a negativa, os animais, com um aspecto digno do S. João de Deus, ripostaram: "Então fez essa asneira?"
Esclareço que a asneira foi aderir ao "clix". Telefone fixo sem assinatura, internet mais rápida e barata que a "netcabo".
A gripe aliada à surpresa tolheu-me o raciocínio e a capacidade de argumentação.
Fica aqui o meu testemunho.
Não descanso enquanto não me livrar da PT.
Só falta arranjar alternativa à TvCabo...

Promessa (não) cumprida

Tinha prometido a alguns amigos e a mim próprio que não falaria, aqui, do processo d'«O Comércio do Porto».
Por motivos vários.
Por ser do métier.
Por ser amigo de alguns, poucos, jornalistas da casa.
Por conhecer outras gentes ligadas ao processo.
Não há muito tempo, algures no Minho, e durante algumas (poucas) horas falei com um amigo sobre o assunto.
Para espanto meu, tudo aquilo que vaticinei - e admito ter alguma facilidade em construir cenários negativos - tornou-se realidade.
Só falta mesmo confirmar-se a hipótese-limite...
...Que, a verificar-se, confirmará uma opinião velha de décadas.
Nas actuais circunstâncias, apenas lamento a ingenuidade de alguns...

Uma história de Verão

Andava o dr. Soares ensimesmado. Com a vida, o Mundo em geral e Portugal em particular.
Sócrates pelo Quénia, algures entre o povo Masai, mostrava as grandes planícies africanas aos filhos. O Lago Nakuru com a milhenta passarada, as múltiplas reservas e todos os animais que ali vivem, excepção feita aos que morreram à míngua de água ou cozinhados para matar a fome do povo.
O País ardia. E ardeu, ao que julgo até anteontem. Nada que não fosse previsível. Desde 2003 andamos em seca permanente e persistente.
As eleições autárquicas aproximavam-se a passos largos. E o dr. Soares ainda mais introspectivo. O seu PS, que não o de Sócrates e companhia, continuava enredado em minudências do tipo Felgueiras, Matosinhos e outras que tais.
António Costa, apesar da boa vontade demonstrada, não conseguia dar conta do recado. Não porque a oposição se mostrasse efectiva e eficaz. Nada disso. Marques Mendes não tinha mãos a medir com Isaltino, Valentim, Carmona/Santana, Menezes/Marco António.
O centrista falava para o espelho. Esquecendo-se que Ferreira Torres é do seu partido e representa o CDS-PP.
E as presidenciais?
Nada.
E o dr. Soares decidiu-se. Meditou no Vau, encerrou-se ali para os lados do Campo Pequeno, foi a Belém ver as mudanças na decoração. E mandou dizer que ouviu vastos sectores da “sociedade civil”. O que quer que isso queira dizer.
Enquanto isto, Alegre sonhava. Imaginava-se a unir toda a esquerda. Ou o que resta dela. Achou, achava, que faria o pleno entre os votantes do BE, PCP e PS, sem esquecer os genuínos MRPP e outros que tais. Asseguro que os há. Conheço alguns. Poucos. Mas conheço.
Por entre jantares, prosseguiu o sonho.
Que o dr. Soares previamente havia antecipado a travado, quando mandou um recado ao eng.º Sócrates. Posta de parte a hipótese Vitorino, só mesmo ele poderia representar o PS. Sócrates fez-lhe a vontade.
E assim, uma vez mais, Soares, Mário, será candidato a Belém.
Hipótese que me irrita.
Não pelo calculismo que presidiu a todo este processo. Será uma repetição de 1985. Quando a esquerda partiu polarizada e venceu, fazendo um (quase) pleno numa segunda volta. A idade do candidato é de somenos importância.
O que me irrita é que este miserável país não consiga regenerar-se e produzir outros candidatos.
Porque, entre Cavaco, o tal reformista e reformador, cujas reformas não conheço, e Soares, cujo percurso e actuação conheço, não hesitarei…

terça-feira, setembro 06, 2005

Back to basics

Eternos...
Image hosted by Photobucket.com
Eterno...
Image hosted by Photobucket.com
No primeiro caso serão... quantos anos?
(Só vi, vimos, dois concertos deles)
No segundo, 75 anos...
PS: Os assuntos mais sérios regressam mais logo.