quarta-feira, junho 06, 2007

"Juro que nunca vou esquecer"

Imperdível, a crónica de António Lobo Antunes, hoje, na Visão. Crua, fortíssima, transpiradamente sentida e sofrida. Pela segunda vez, aborda corajosamente a sua luta contra o cancro. Sem medos, sem complexos bacocos. Desta vez, o cenário é uma sala de espera para o tratamento de radioterapia.

Deixo-vos dois excertos:


"E eu, cheio de vergonha de ser eu, a pensar faltam-me só duas sessões, eles
morrem e eu fico vivo, graças a Deus sofri de uma coisa em importância, estou
aqui para um tratamento preventivo."

E conclui,

"... garanta-me que não morre, não pode morrer, no caso de você e da rapariga da
almofada morrerem vou ter vergonha de estar vivo."


Obrigado pela lição, António, "juro que não vou esquecer".

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger João Fachana said...

De facto é um brilhante texto, como o são todas as crónicas dele. Já não as leio há bastante tempo pois deixei de comprar a Visão e optei pela sua rival, a Sábado (na altura, pareceu-me que a primeira estava demasiado "parcial"), mas sem dúvida que já tenho saudades de ler tão boas crónicas como as de Lobo Antunes!
Parabéns pelo blog André, só agora o conheci mas está muito interessante!
Um abraço

8/6/07 01:58  
Blogger Bruno said...

O Lobo Antunes é grande. Muito grande. Quase grande demais para um país como o nosso...
(É esse e o pfc, mas por outras razões...)

Gd abraço

10/6/07 17:58  
Blogger filipelamas said...

Também gostei muito da crónica do L. Antunes. E a questão de ter vergonha de estar vivo quando se tem tanta gente em sofrimento ao redor dá mesmo que pensar.
Bem apanhado, André!

11/6/07 00:17  
Anonymous Anónimo said...

Olá André

Já tive vergonha de ficar "apenas" com o braço torto, enquanto um puto de cadeira de rodas ficava sem uma perna, no São João, piso 8...
E também tive vergonha quando o senhor da cama do lado disse a um moribundo, que se tinha tentado matar, atirando-se do 2º andar, que se atirasse dali do 8º que morria de certeza...
Há vários tipos de vergonha,a vergonha do tipo A e a do tipo B. A do tipo A só tem quem é humano, a do tipo B, todos temos.


Primo Pedro

19/6/07 18:54  

Enviar um comentário

<< Home