terça-feira, novembro 15, 2005

Hu Jintao

Un sistema judicial arbitrário en que o réu, que pode ser detido por comportamento ilegal (sem que esteja definido o que é isso), não tem direito a um advogado e deve, por si, demonstrar a sua inocência. Pena de morte prevista para 68 delitos. Tortura como meio válido de obter confissões, ainda que oficialmente se sustente o contrário. Um absoluto controlo da informação e uns meios de comunicação social que pintam tudo cor de rosa, quando 90% da população sobrevive com cerca de 3 € por mês. Desalojamentos e despedimentos massivos, sem qualquer tipo de compensação. Toda e qualquer forma de protesto público proibida e perseguida como delito.
Não é ficção retirada de livros como o 1984 de George Orwell ou O Processo de Kafka. É a realidade no Estado chinês, em pleno século XXI.
E ainda permitem a esse senhor, com um nome impronunciável (Hu Jintao), passear-se impudica e triunfalmente por diversos países europeus, em visita de Estado, celebrando inúmeros acordos de todo o tipo. É triste. Vergonhosamente triste.