sexta-feira, março 07, 2008

Antevéspera do meu contentamento

Parece que a PSP anda a perguntar pelas escolas quantos serão os contestatários que amanhã vão em excursão até à capital. Independentemente do que possa pensar sobre os motivos da vilegiatura, entendo que a atitude da polícia merece uma nota de -5. É inadmissíssel tal intromissão num direito fundamental que é o da manifestação.
Por falar nisso, ontem, em Santo André, numa ETAR (?) houve mosquitos por cordas. Bandeiras negras, gritos "A luta continua!". Pensei, mas foi certamente engano meu, ter ouvido: "A luta continua, Soares para a rua!". Que querem? Nostalgias de tempos idos...

Parece que o ministro das Finanças acha que é tempo de acabar com o conceito "um emprego para a vida inteira", princípio que desde sempre caracterizou a Função Pública. É verdade que o Estado paga mal. Mas paga e atempadamente. Pelo menos os vencimentos. É verdade que há excesso de gente na Função Pública e que urge reduzir despesas. Mas a verdade é que a responsabilidade por essa situação não cabe aos que por lá "militam". É verdade que há serviços do Estado que funcionam exemplarmente. Outros nem por isso. Mas também é verdade que há "sítios" onde é melhor que nenhum cristão tente aceder. Por isso é de aplaudir que o Estado premeie os melhores e puna os racalcitrantes. Sim, porque há funcionários e funcionários. Os primeiros servem. Os outros, rua! Nem mais! Ora despedir um funcionário público tem que se lhe diga. O que não acontece no sector privado. Igualdade, maus caros! Igualdade!

Parece que o Zé está chateadíssimo com os (agora) ex-amigos da Opus Dei e prepara-se para processar tudo e todos no ex-BCP. Esqueceu-se o Zé que a especulação comporta riscos. Hoje ganha-se, perde-se amanhã. Mas o Zé não aceita isso. E o Estado continua a reverenciar tal personagem de uma ópera bufa...

Parece que um Horta e Costa, desta feita o ex-CTT, está a ser apertado pela PJ, pelas Finanças, enfim pela Justiça. Até que enfim. Pelo menos um deles. Raio de família... Está em todas. Devem ser geneticamente favorecidos.

É verdade, no meio diso tudo que hoje e agora estou contente. É que dois dos meus ódios de estimação estarão, finalmente, a trabalhar. Mário Nogueira da FNE já percebeu que a ministra da Educação só sai do Governo no fim da legislatura. E que pode contar de novo com ela, caso Sócrates vença da legislativas de 2009. O outro é Bettencourt Picanço. O nome condiz com a cara. O "douto" líder do outrora influentíssimo Sindicato dos Quadros Técnicos de Estado que se alguma vez trabalhou deve ter sido em meados do século passado, também já compreendeu que Teixeira dos Santos e demais equipa se estão a c.g.r para aquele figurante de filmes série B. De preferência a preto e branco.

E é verdade que estou contente porque, mais loguinho, me ponho a milhas dos professores e vou até mais a Norte...