terça-feira, fevereiro 01, 2005

Macedónia de assuntos

Intereressei-me e assisti já a muitas campanhas eleitorais, a começar por duas no tempo da outra senhora, embora, verdadeiramente, a primeira que recordo com exactidão, tenha sido a Constituinte nos idos de 1975.
Depois, profissionalmente, acompanhei e relatei muitas outras. Por uma vez apenas participei activamente.
É por isso que, hoje, e sem qualquer rebuço o digo: Pedro Santana Lopes não revela um simples pingo de dignidade e seriedade pessoal e política que nos permita admitir, ainda que remotamente, a sua legitimação como inquilino do Palácio de São Bento, onde aliás reside.
(Já ouvi muita coisa. Muitas histórias. Todas elas verídicas, assim mo asseguraram. Suspeito que não. Mas tenho a certeza que haverá algumas indignas e particularmente picantes.)
Confesso que hesitei muito antes de escrever isto. Depois de várias idiotices e outras tantas aleivosias, a história dos colos, dele e dos outros, entornou definitivamente o caldo.
Santana Lopes nada sabe de política. Obscuro e anónimo licenciado em Direito, tudo deve ao oportunismo pessoal e político que sempre norteou a sua vida.
O seu percurso pessoal, à luz da moral judaico-cristã que tanto diz defender, é um escarro. Santana nunca fez nada na vida. Pela vida, ainda menos.
Foge ao fisco, litiga o IRS e retém IVA. Por este mesmo delito, o senhor João Cebola, na altura sexagenário e proprietário da Oliva, malhou com os ossos na cadeia. Santana não. E depois de divulgar uma certidão do fisco, de cuja exactidão e veracidade me permito duvidar, ainda vem falar de quem vive do seu trabalho por conta de outrém.
Sendo consabido que Santana Lopes nunca fez nada na vida, exceptuando o facto de ter arruinado as câmaras da Figueira da Foz (quatro anos) e de Lisboa (um ano e meio), de ter sido presidente do Sporting (despedido com justa causa e Roquette não o meteu na cadeia porque não calhou) e de acumular a autarquia figueirense com o cargo de comentador na SIC, para onde se deslocava no seu carro, um Mercedes - não se sabe se alguma vez foi pago, embora suspeite que sim, pela Moderna, pois claro - mas pago pela câmara, a única coisa que Santana fez foi engatar ou tentar engatar umas colunáveis decrépitas...
...E cobrar pelas aparições nas revistas ditas cor-de-rosa.
Esqueci-me, propositadamente, da sua participação num reallity show onde fez o tirocínio para as actuais funções.
Recordemos, aqui, que quase todas as "namoradas", as tais que lhe davam e dão (?) colo, pertencem todas à classe alta. O que quer dizer que, pelo menos esporadicamente, pagam as suas contas. Já repararam o que quero dizer? Espero não ter necessidade de me explicar convenientemente.
Santana é um escarro. É um muco gerado pela epidemia (só Portugal não teve, somos muito saudáveis. Também a vaga de calor de 2004 só matou quatro por cá...), é uma pústula desta jovem democracia. Só tem 31 anos...
Plagiando alguns, enchi o saco.
Por favor poupem-me à campanha. Pelo andar da carruagem, o nível ainda vai descer mais. Venham já as eleições!

Bagão Félix, António Mexia, Álvaro Barreto e o inquilino de São Bento já terão comentado a execução orçamental de 2004?

Isaltino Morais disponibilizou-se para ser o candidato do PSD à Câmara de Oeiras. Será que já explicou à Judiciária e ao público em geral, como compete a um político, a história do sobrinho taxista residente na Suiça?

O PS/Porto já frequenta as consultas externas do Magalhães Lemos, ou está a preparar outro tiro no pé? Estejam atentos a algumas possíveis soluções dinásticas...

Victor Fernandéz abandonou o FCPorto. Ainda bem. Em definitivo não era homem para o lugar. Nao teve mão no balneário, a equipa jogava erraticamente, os jogadores evidenciavam uma intranquilidade e uma indisciplina sem paralelo, e uma preparação física de meter dó. Acima de tudo, o treinador parecia não saber o que fazer com os jogadores. As poucas vitórias, na realidade duas, a Supertaça e a Taça Intercontinental foram conseguidas graças ao esforço de alguns jogadores e não ao mérito do treinador.
Com estas críticas, fiquem cientes que respeito e estimo o treinador. Era educado e, tenho a certeza, deu o seu melhor. Mas não foi capaz.
Espero apenas que a SAD não opte por novas invenções, tais como António Sousa e outros que tais. Desculpem lá, mas há gente competente por cá. Manuel Cajuda, Augusto Inácio, o homem do Leiria e do Setúbal.
Fora, os bons estão colocados e melhor pagos. Mas continuo a dizer, apesar dos maus resultados recentes, que Hector Cuper poderia ser uma boa opção. O "seu" Valência, esse mesmo, o que perdeu duas finais consecutivas da Liga dos Campeões, jogava um futebol de encher o olho. E via-se que ali havia dedo do treinador.
Mas desiluda-se a lagartada e as águias: mesmo assim, o FCP será campeão. Mais por demérito alheio que mérito próprio.
Fico à espera dos inevitáveis comments a esta macedónia de assuntos...

3 Comments:

Blogger G. said...

Que venham, então, as eleições. E um "treinante" de jeito para o FCPorto.

1/2/05 11:48  
Anonymous Anónimo said...

Manuel Cajuda, meu caro amigo?!? Um treinador cuja única característica que lhe vislumbro é um pavonear constante, com uma arrogância e egocêntrismo sem limites, pelas páginas dos jornais desportivos, (re)lembrando a tudo e todos, até à náusea, que tem qualidades para treinar um grande, mas que, coitadinho, ninguém vê isso?

1/2/05 17:41  
Blogger Dr.Lux0 said...

"Zé" Maria Pedroto deu-nos alegrias.
"Zé" Mário Mourinho deu-nos alegrias.
"Zé" Peyroteo Couceiro não irá fugir á regra dos "Zés"! (ainda para mais sendo sobrinho-neto de um grande futebolista da década de 40 que marcou 689 golos em 416 jogos!!!)

Siga pra BINGO!

4/2/05 01:28  

Enviar um comentário

<< Home