terça-feira, fevereiro 15, 2005

Vícios privados, públicas virtudes

A irmã Lúcia, a terceira e última remanescente dos três pastorinhos de Fátima, fenómeno que o "ancien régime" explorou e "vendeu" até à exaustão, fruto da ditadura e da cumplicidade do cardeal Cerejeira, faleceu.
Paz à sua alma. Parece que já havia ultrapassado os noventa anos. Idade que, nem mesmo a vivência no Carmelo, fosse o regime o mesmo, lhe teria sido permitido atingir.
Não sendo um conhecedor da matéria - não só por desconhecimento mas, sobretudo e também por desinteresse -, não sendo um especial devoto dos muitos santuários institucionalizados pelo Vaticano, curvo-me em respeito pelo desaparecimento de um personagem particularmente importante e venerado por tantos e tantos católicos.
O que mais me custa é, porém, assistir e comprovar o ilegítimo aproveitamento político-partidário da morte.
Que, em plena campanha eleitoral, o CDS/PP de Portas tenha feito o seu número, não me espanta. O partido assume ser o porta-voz político da Igreja. Mesmo que esta o condene.
É por isso que considero obscenas as palavras de Ribeiro e Castro, um eurodeputado do CDS/PP. O mesmo se passa com o PPD/PSD de Santana. Habituado a que acontecimentos externos lhe venham dar uma mãozinha, nada melhor que sugerir luto nacional. O que só reforça a indignidade.
(Para mim, e peço desculpa, nem Amália nem Lúcia fizeram algo por Portugal. Já agora, nem Manuel de Oliveira e outros que tais. Este, parece, ainda está vivo...)
O PS de Sócrates, esse é abjecto. Claro que a padrequice de Guterres e dos humanistas, ex-CDS, continuam a ter lá lugar. Mas a obscenidade parece não ter limites. O PS é laico, republicano e maçon. Renegar isto é conviver e adoptar a insídia como modo de vida.
São os tais vícios privados e as públicas virtudes.
PS: Os boatos de que Sócrates tem sido alvo privilegiado são idênticos aos que correm sobre Portas e... Ribeiro e Castro. Este último, ao tempo da AD, foi envolvido numa história algures no terceiro piso do Hotel Altis em Lisboa... Com direito a polícia e tudo.

2 Comments:

Blogger G. said...

Está a ser mauzinho. principalmente no Post Scriptum

17/2/05 11:32  
Anonymous Anónimo said...

Olha que não, olha que não...

17/2/05 19:42  

Enviar um comentário

<< Home