domingo, maio 01, 2005

O riozinho da Boavista

Passei ontem pela Avenida da Boavista. Onde, sendo sábado e ao final da tarde, comprovei a existência de operários a trabalhar numa obra municipal.
Admiti que tivesse ocorrido uma ruptura numa conduta de água, uma grave avaria no abastecimento de electricidade ou gás. Algo que perturbasse a vida ou segurança dos portuenses.
Mas não.
Comprovadamente, verifiquei que se tratavam dos preparativos para as corridas de automóveis clássicos que o dr. Rui Rio tanto gosta.
Vamos, pois, ao que interessa.
O dr. Rio, que somente graças à cumplicidade devidamente remunerada do seu amigo comunista (?), o engenheiro Sá, achou que o final do mandato deveria ficar marcado por algo de grandioso.
Nem que o grandioso fosse uma asneira que todos iremos pagar. Não se esqueçam que estamos a falar de um indefectível defensor e apoiante de Santana Lopes. Foi seu vice, lembram-se?
Pois o dr. Rio gosta de automóveis antigos. Fica-lhe bem.
Aconselhado (?) por um seu vereador, foi ao Autódromo do Estoril no ano passado, ver umas corridas de clássicos que, graças a todas as manobras do PSD, via ACP e não só, caíram no regaço de um tal de Francisco, dito "cambalhotas", Santos, filho do famigerado e eventualmente saudoso, Alves dos Santos.
Pois que o Xico "cambalhotas", após o 25 de Abril, pirou-se para o Brasil. Fez muito bem, até porque deixou muita gente a "berrar"...
O Xico, bom moço, como todos os portugueses que se prezam, achou-se muito amigo do Ayrton Senna. E, para glorificar os feitos do herói brasileiro, não tarda em ser luso-brasileiro, fundou a Talento que, entre outros eventos, editava e edita um anuário ranhoso amplamente publicitado pelo ACP, Automóvel Clube de Portugal.
O dr. Rio achava e acha que o Porto não lhe reconhece o seu valor. Assim, para memória futura, comprou a proposta do Xico.
[No ano passado, o fim-de-semana dos clássicos no Estoril não vendeu - sou testemunha - cinco mil bilhetes. Alguém ficou novamente a berrar...]
O Xico vendeu bem. Nada mais que o regresso da Fórmula 1 ao Circuito da Boavista.
Rio comprou o pacote todo. Portanto há que fazer obras. Mas o melhor está aí.
A Fórmula 1, mesmo clássica, exige estruturas. Por isso, e até ver, tudo não passa de um pacote de boas intenções. No calendário internacional, da responsabilidade da FIA, nada consta. No calendário nacional, que poderá ser consultado no site da FPAK, consta uma "prova nacional com participação estrangeira autorizada" e, acima de tudo, pendente da CERTIFICAÇÃO DO TRAÇADO.
O dr. Rio e o amigo Xico entendem que isto são pró-formas. A verdade é que o ACP do Carlos Barbosa já contratou chefes de posto - para quem não sabe são os mandantes dos comissários de pista por 1500 euros pelo fim-de-semana. Ora cada posto costuma ter cinco comissários. Todos devidamente pagos, já que estão certificados. Depois há que contar com a pista. Asfalto, rails duplos, boxes, parque fechado, paddock para os camiões e tudo o mais.
Finalmente, porque a prova não conta para nada, há que trazer os concorrentes. Pagos, é claro. Deslocação do camião, mecânicos, acompanhantes e tudo o mais. [Estarão cá, mas no Estoril e para o campeonato, em Outubro.]
Estão previstas duas bancadas. Naturalmente VIP. Os espectadores, se ou houver, serão de borla.
Quanto custará isto tudo?
Ninguém sabe e poucos parecem estar interessados. Arrisco dizer que serão vários milhões (de contos). E quando os proprietários das casinhas da avenida quiserem meter os Bentley na garagem? Lá estarão os funcionários do eng.º Sá para desaparafusar e repor os rails, não?
Ou será que a autarquia lhes ofereceu já um fim-de-semana, despesas de viagem incluídas, na Herdade do Esporão?
Quem paga isto tudo?
O dr. Rio não passa de um facínora. Nem mais, nem menos. O que ele + o arquitecto Figueiredo + o Paulo Morais + o Albuquerque da Esso + Rui Sá fizeram à cidade do Porto merece cadeia.
Por muito que queiram denegrir, possivelmente com razão, tenho saudades de Gomes e Cardoso.
Espero, porém, que Rio volte a ser presidente. Em minoria. Para que possa explicar aos portuenses o custo da sua imbecilidade e arrogância e a conivência de Rui Sá.
Convirá que sua excelência não se esqueça que nos próximos quatro anos vai perder audiência e importância. [Para um mentecapto desta estirpe será difícil...]
PS: alguém acha que as antigas estrelas da F1 virão ao Porto com oferta da viagem e alojamento? Brabham vive na Austrália, só para dar um exemplo.
Esclareço que nesse fim-de-semana estarei fora. Mas irei ao Estoril, pelo terceiro ano consecutivo, lá para os idos de Outubro.