segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Dia 1

O PS de Sócrates ganhou as eleições. Honra lhe seja feita porque lutou pela vitória e conseguiu uma inédita maioria absoluta para o partido. É verdade que este resultado não foi obtido, apenas, por mérito próprio. Embora em grande parte o tenha sido.
É verdade que o PS beneficiou e muito da esquizofrenia patenteada por Santana e da incompetência da solução dinástica gizada por Durão com o beneplácito de Sampaio.
O PS já teve o seu fujão. Hoje, o PSD já tem igualmente o seu. E se Guterres saiu amuado com o país e com o seu partido depois de umas eleições autárquicas, Durão foi-se porque, apesar de ter sido uma segunda ou terceira escolha, arranjou um emprego muito melhor na sede de uma multinacional de Bruxelas.
Ainda hoje não compreendi qual o desígnio nacional da ida de Barroso para a UE. Nem quais as vantagens. Vistas bem as coisas, o processo de formação da Comissão Europeia foi tudo menos límpido e revelador da firmeza e competência do “nosso” José Barroso.
Retorno, pois, às eleições. O PS é e foi o indiscutível ganhador. Esmagou a oposição natural e arrasou as ambições marginais.
O PSD, sob a liderança de Santana, Morais Sarmento, José Luís Arnaut, Rui Rio, os Costas, Marco António e Jorge perdeu tudo. Até a dignidade. O futuro afigura-se muito negro para as bandas da São Caetano à Lapa e para Guerra Junqueiro. Os ajustes de contas, pessoais e políticos, serão sangrentos. Mas esperem para ver quando a arraia-miúda, aqueles que prometeram mundos e fundos a alguns ícones do empresariado luso, começarem a perceber que vão perder tudo. Já me esquecia: parece que, no Continente, a rapaziada de Santana apenas estancou a hemorragia geral em Leiria. Quanto ao resto… nem a Madeira se salvou. Claro que Jardim, o patrocinador dos jornais continentais amigos já avisou que vai trabalhar com o próximo governo da República. Desde que este continue a sustentar tudo o que ali se passa.
O PPD/PSD/PSL (partido do Santana Lopes) vai lamber as feridas durante os próximos tempos. O que é mau. Nenhum Governo democrático é bom, ou razoável, sem uma oposição à altura. O que, no caso do PSD implica uma purga ao melhor estilo maoísta. Execuções públicas incluídas…
Parece que Santana se demitiu. Alguém acredita em mais uma manifestação de esquizofrenia?
O CDS/PP perdeu em toda a linha. Perdeu votos e mandatos. Já quase não serve de e para nada. Muleta limiana só lá para 2010. Até lá… oposição e pouca. Porque, longe vão os tempos da qualidade daquele grupo parlamentar que cabia num táxi. Hoje, até a Tégui foi eleita… Portas anunciou o final do seu ciclo. Mentiroso. Mas acho que estava genuinamente emocionado. E, numa atitude de estudada dignidade, anunciou o abandono. Enquanto dá tempo à formação do já previsto e agendado maremoto que o vai levar de novo à presidência do partido.
Ficou atrás da CDU de Jerónimo de Sousa, a revelação. Excelente resultado, melhor prestação. Não só fixou eleitorado com ainda foi buscar votos aos jovens. Costumo dizer: sou anticomunista, mas não anti-PCP. Parabéns, parabéns, parabéns.
Falta, agora, dizer o que penso daquele albergue espanhol chamado Bloco de Esquerda. É verdade que subiram fortemente a votação, mas falharam com estrondo os objectivos. O PS obteve uma maioria absoluta e ficaram atrás do CDS/PP. Não servem para nada e as suas vozes serão rapidamente abafadas. Referendo ao aborto em Junho? A que propósito um mini-partido se arroga o direito de ditar agendas políticas? (Considero que o assunto merece novo referendo e que todos, sem excepção, podem e devem pronunciar-se. Mas também considero que o tema nunca deveria ter seguido a via referendária. Efeitos dos padrecas de Guterres que, por via de Sócrates, regressaram ao Parlamento.)
Espero que Sócrates, no momento em que seja indigitado primeiro-ministro, comece a produzir discursos com outra substância. Já basta de generalidades assépticas!
PS: A partir de hoje exijo que me expliquem e bem algumas coisinhas sobre o mandato de Santana Lopes e do ser governo.

1 Comments:

Blogger G. said...

Concordo, na generalidade, com o teu post. E já agora, parabéns!

21/2/05 11:50  

Enviar um comentário

<< Home