quinta-feira, junho 02, 2005

Sectarismo=estupidez=manobrismo saloio

Se há características que sempre me irritaram profundamente, o sectarismo é uma delas. Porque rápida e facilmente se confunde e mistura com oportunismo.
Por muito que tenha evoluído, José Pacheco Pereira não passa de um sectário. Não ideológico, já que se situa muito à direita da matriz ideológica do PSD e de Cavaco Silva, por quem tanto anseia e defende, mas apenas pela sua própria noção e vocação de poder. JPP está, pois, no PPD. Só ainda não sabemos - apenas porque o detentor da verdade e lucidez absolutas ainda não se dignou esclarecer-nos - em que PPD o douto está. (Durão assim-assim, Santana nunca e Marques Mendes ainda não falou nele. Está, pois, em banho-maria]
A táctica, aliás, é conhecida desde os tesmpo da "outra senhora". Tanto está como não está. Apenas para ver para que lado corre o vento do poder. É pena, mas JPP é mesmo assim.
O douto ex-dirigente da OCMLP discorda da nomeação de Fernando Gomes para a administração da GALP. Até eu. Só que, enquanto eu alego uma questão de aparências relacionadas com "apadrinhamento", JPP justifica-se com a sua (não)carreira ministerial, ausência de currículo como gestor e, sobretudo, porque é do PS. Mais ainda: JPP acha que Luís Nazaré não deveria ter sido nomeado para a presidência dos CTT porque... é do partido do Governo.
Notas finais para rebater a idiotice de JPP.
1 - Quanto à nomeação de Gomes estamos de acordo. Só discordamos quanto às razões invocadas. Recordo a JPP a nomeação de Duarte Silva para a Ministério da Agricultura. Vindo directamente dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o engenheiro foi por mim encontrado na Rua de Oliveira Martins no Porto. (Acho que ia tomar café à Pastelaria Eça). Já o conhecia, exactamente de uma visita aos estaleiros. E perguntei ao indigitado governante: "E agora?"
Resposta rápida, transcrita e não desmentida em edição da época de «O Primeiro de Janeiro», ainda a actual "directora" não existia(1) - "Daqui a duas ou três semanas já poderei falar consigo. Sabe, eu de agricultura não percebo nada. De navios, esses sim!"...
Na altura, JPP era deputado e dirigente do partido do governo. Cavaco era primeiro-ministro. JPP calou-se muito caladinho e nunca questionou a competência de Duarte Silva na pasta da Agricultura.
2 - Não se reconhece nenhuma apetência ou competência profissional de Horta e Costa nas telecomunicações ou correios. A sua gestão é das tais que cheira a esturro e, segundo várias notícias, está sob inquérito judicial. JPP ignora isso. Porque lhe convém. Faz de conta que Horta e Costa é da sua cor. Luís Nazaré, vindo da Anacom, é incompetente. Apenas porque é do partido do governo.
E já agora: os tachos que o PSD arranjou para a rapaziada na PT?
PS: A "quadratura do círculo" na SIC Notícias, apesar dos esforços de Carlos Andrade, transformou-se no comício semanal de JPP. Lobo Xavier, António é claro e, sobretudo, Jorge Coelho deverão adoptar uma postura mais agressiva. Caso contrário, dali nascerá um novo "PRD". O de José Pacheco Pereira, um reformado da política mas com ambições muito mais vastas.
(1) Então, nos idos de oitenta, «O Primeiro de Janeiro» não era um matutino confidencial como hoje é conhecido e apelidado. O que me provoca uma imensa tristeza. A talho de foice: será que o Vítor da "última", subdirector de ????, já pediu emprego ao homónimo dos cachorros? Ou ainda haverá alguns processos delicados em tribunal, em comarcas do distrito de Aveiro?