quarta-feira, junho 01, 2005

Não há mesmo direito...

...Então não é que o ministro da Saúde calçou uns patins ao Conselho de Administração do Hospital de São João e, ainda por cima, o despacho não dá direito a nenhuma indemnização?
Como é sabido, o presidente era Fernandes Tato, um ícone da gestão bancária. Notabilizou-se ao serviço do "absorvido" Banco Borges & Irmão. Depois, como se de uma irmandade pêpêdista se tratasse, Jardim Gonçalves, do BCP, deu-lhe um emprego até completar a reforma. Reduzida, como é usual nestes casos. Depois, como necessitava de um carrito de serviço, mais uns milhares de euros e uma ou outra mordomia, Luís Filipe Pereira arranjou-lhe uma ocupação.
Nada disto me surpreende. Espanta-me a "delicadeza" que utilizou para comentar a sua saída. Isto a fazer fé no relato do PÚBLICO.
Porém, entre o rol dos "administradores" demitidos, consta um enfermeiro que, se a memória não me engana, foi protagonista de um caso que, a haver justiça, deveria ter dado cadeia.
Lembram-se da Clínica Heliantia em Francelos? Pois bem, já desactivada, foi cedida pelo Estado ao Sindicato dos Enfermeiros do Norte para ali instalar um centro de alojamento para enfermeiros deslocados, uma escola e um infantário. Pois durante anos e anos, o sr. José Azevedo, membro do CA do S. João, transformou o imóvel em residência pessoal. À conta das suas funções sindicais. Era assim: se o PPD/PSD era governo, silêncio absoluto; se o PS assumia o Ministério da Saúde há que tentar despejar o sr. Azevedo. Com a "alternância democrática", admito que o sr. Azevedo lá continue a morar, embora o ordenado de admnistrador lhe tenha proporcionado outras opções.
Recordo que houve processos judiciais, um deles protagonizado pela Câmara de Gaia, então presidida por um socialista.

...Nem vergonha. Colocar Fernando Gomes na Galp é uma ofensa. Cheira a tacho à légua. É verdade que é licenciado em Economia, mas não se lhe conhece qualquer apetência ou competência para gerir uma empresa.

...Suspeitar da gestão de Horta e Costa - onde é que já ouvi falar deste nome? - à frente dos CTT. Francamente! Eram negócios, só com amigos e familiares. Nada mais...

...Nem ética. O jardineiro da Madeira parece que se reformou. Das funções de presidente do Governo Regional. Através da Caixa Geral de Aposentações, pois claro. (Privilégio único, e só agora descoberto, reservado à Madeira e Açores) Não consta que se tenha demitido. Vai acumular a pensão de reformado com o ordenado. Guilherme Silva, um dos mais abjectos políticos portugueses, ex-líder parlamentar do PPD/PSD, nada disse. Claro. Pois se é deputado e, simultaneamente, consultor jurídico do jardineiro?
Marques Mendes existe?

...E muito menos vergonha. O herniático Santana escreveu (juro que foi o delgado amigo da PT que o fez) um artigo de opinião no DN a dizer que Constâncio e o Banco de Portugal se enganaram e enganaram os portugueses na avaliação das contas públicas e do (previsível) défice de 2005. A esquizofrenia, mesmo que política, tem destas coisas...

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Choca-me sobremaneira a reforma do Jardim. Esperemos que o IRS - prometido por Sócrates - o apanhe.

1/6/05 14:11  
Anonymous Anónimo said...

meu caro...
a forma como descreve a passagem do Dr. Fernandes Tato para a administração do Hosp. de S. João revela pouco cuidado, falta de critério e falta de idoneidade...enfim...estamos num país em que todos podemos dizer tolices inconsequentes...

6/1/07 02:11  

Enviar um comentário

<< Home